Pessoas idosas que precisam regularizar documentos ou acessar serviços essenciais poderão contar com atendimento gratuito e agilizado na próxima quarta-feira (10), das 10h às 17h. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro realizará o mutirão “Justiça para a pessoa idosa” na área externa da Lâmina III do Fórum Central, oferecendo serviços como retificação de registro civil, emissão de identidade, registro tardio de nascimento, formalização de união estável, curatela e outros procedimentos importantes para o exercício da cidadania.
Além dos serviços jurídicos e documentais, o evento também vai oferecer vacinação, orientação sobre benefícios previdenciários do INSS, atendimento do CadÚnico e apoio para inclusão no mercado de trabalho. Haverá ainda recadastramento da biometria facial do RioCard, desbloqueio do cartão de transporte por falta de uso, encaminhamento para gratuidade do Jaé e atividades de bem-estar voltadas ao público idoso. Segundo o IBGE, pessoas com 60 anos ou mais somam 32,1 milhões no país, número que cresceu 56% desde 2010.
A ação é resultado da parceria entre o TJ-RJ e diversos órgãos estaduais, municipais e federais, incluindo Defensoria Pública, Procon, Patrulha 60+ da PM, INSS, Ministério Público, Justiça Federal, Detran, OAB, Receita Federal e Fundação Leão XIII. O objetivo é ampliar o acesso a serviços essenciais e garantir mais autonomia e cidadania para a população idosa.






