A volta de humanos para a Lua após mais de 50 anos vai ter que aguardar mais um pouco — pelo menos um mês. O lançamento da missão Artemis II, inicialmente marcado para 8 de fevereiro, foi adiado para março após ter problemas técnicos em testes pré-viagem, segundo a Nasa informou nessa terça-feira (3/2). A nova data ainda não foi escolhida.
As ocorrências responsáveis pelo adiamento do cronograma original aconteceram durante um exercício pré-lançamento importante: o ensaio geral na água. Ele é o teste final antes do voo do veículo espacial, no qual o foguete é abastecido com o combustível real que será usado na viagem.
Durante a etapa, o foguete é abastecido com mais de 700 mil galões de hidrogênio líquido (LH2) e oxigênio líquido (LOX) supergelados. Ao abastecer a nave, houve um vazamento de hidrogênio líquido, semelhante ao que atrasou a missão Artemis I.
Apesar de ter obtido alguns avanços nos testes, a agência espacial norte-americana preferiu adiar a viagem e realizar um novo ensaio.
“Os engenheiros superaram diversos desafios durante os dois dias de testes e atingiram muitos dos objetivos planejados. Para permitir que as equipes revisem os dados e realizem um segundo ensaio geral na água, a Nasa agora definirá março como a data de lançamento mais próxima possível para o teste de voo”, afirma a agência em comunicado.
Ainda não há uma data definida para o lançamento da espaçonave Orion — o veículo responsável por transportar os tripulantes da missão Artemis II à Lua. No entanto, há cinco datas com potencial para o lançamento em março: dos dias 6 a 9 e no dia 11.






