Com o apoio do Novo PAC Seleções do Governo Federal, o projeto terá R$ 450 milhões garantidos e promete revolucionar o transporte público nos bairros da Zona Norte até o Centro, trazendo mais eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida para milhares de moradores.
O projeto prevê uma linha com aproximadamente 5 quilômetros de extensão, interligando o Barreto ao Centro da cidade. O percurso contará com 10 estações, contemplando bairros como Engenhoca, Santana e São Lourenço.
A iniciativa promete: Redução do tráfego de veículos; Integração com ônibus de cidades vizinhas, como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí;
Estações modernas, acessíveis e seguras; Impacto positivo para pedestres, ciclistas e transporte coletivo.
O prefeito de Niterói Rodrigo Neves destacou a importância da conquista:
“O VLT sairá do Barreto e vai levar mais qualidade de vida para a Zona Norte de Niterói e para os trabalhadores da região. Ao mesmo tempo, vamos ter uma estação de integração e reduzir a quantidade de ônibus que vem de cidades vizinhas e entram em Niterói. A ideia é que moradores de outras cidades como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí também utilizem o VLT para chegar ao Centro de Niterói. Estamos muito felizes com essa conquista”, concluiu o prefeito Rodrigo Neves.