Nova Iguaçu segue em estágio de alerta máximo devido ao temporal do último sábado (21). Neste domingo (22), o prefeito Dudu Reina decretou a criação oficial do gabinete de crise e também situação de emergência no município. A medida representa o último dos seis níveis previstos no protocolo de resposta a desastres, acionado quando há necessidade de intervenções imediatas diante da gravidade do cenário.
Subiu de 49 para 69 o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil devido ao temporal. O município segue em estágio de alerta máximo. A medida representa o último dos seis níveis previstos no protocolo de resposta a desastres, acionado quando há necessidade de intervenções imediatas diante da gravidade do cenário.
De acordo com o último boletim divulgado, sete famílias com 22 pessoas estão desalojadas. Sete imóveis foram interditados. Não há registro de desabrigados, feridos ou mortos.
Entre as ocorrências, estão 33 deslizamentos de barreira, 14 alagamentos, oito desabamentos de muro, uma cratera em via pública devido a uma enxurrada, entre outros casos. O balanço permanece em atualização constante e pode ser alterado a qualquer momento.
Somente no mês de fevereiro, o município já registrou índice de chuva superior a 300% do esperado para o período. Em apenas uma hora do temporal de ontem, foram mais de 75 milímetros de precipitação, agravando pontos de alagamento e riscos estruturais.
Entre as principais ocorrências estão o desabamento de dois imóveis no bairro Carmari. As áreas foram isoladas e equipes seguem monitorando a região.
Ao todo, 26 bairros foram afetados pelo temporal: Adrianópolis, Da Luz, Botafogo, Centro, Comendador Soares, Jardim Carioca, Jardim Ocidental, Marco II, Ouro Verde, Parque Estoril, Ponto Chic, Posse, Tinguá, Vila de Cava, Miguel Couto, Nova América, Rancho Fundo, Cobrex, Ambaí, Califórnia, Carmari, Kennedy, Boa Esperança, Paque Flora, Jardim Tropical e Botafogo.
Devido ao alto volume de chuvas nos últimos dias, houve extravasamento de água na galeria pluvial do Hospital Geral de Nova Iguaçu, o que resultou em pontos de alagamento na unidade. Não houve qualquer impacto na assistência aos pacientes. Os atendimentos seguem normalmente.
O prefeito acompanha pessoalmente os trabalhos nas ruas e a atuação das equipes.
Para as próximas horas, a previsão é de manhã com céu parcialmente nublado, sem chuva. Há possibilidade de temporal no período da tarde e noite chuvosa.
A orientação da Prefeitura é que a população evite deslocamentos desnecessários, não atravesse áreas alagadas e acione imediatamente a Defesa Civil pelos telefones: (21) 98160-9740 / (21) 3779-0660 / (21) 2667-2019 / (21) 2667-5751 ou o 199 em caso de emergência.






