A Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou, nesta quinta-feira (27), o Calendário de Recolhimento de Tributos Municipais (CATRINI) para 2026. O documento, publicado no Diário Oficial Eletrônico, reúne as datas de vencimento, as regras de parcelamento e os descontos aplicados ao IPTU, ISS Autônomo, Taxas Imobiliárias, Taxas Mercantis e demais tributos municipais.
A distribuição das e-cartas será iniciada em janeiro. Os documentos também poderão ser consultados ou emitidos pelo Portal do Contribuinte, no site da Prefeitura, ou retirados diretamente na Secretaria Municipal de Fazenda e Fiscalização Tributária (SEMEF). A retirada presencial estará disponível a partir de 20 de janeiro para quem optar pelo pagamento em cota única e, a partir de 2 de março, para quem escolher o parcelamento.
O IPTU de 2026 terá desconto de 10% para contribuintes que quitarem o tributo em cota única até 10 de fevereiro. Também será possível parcelar o valor em até dez vezes, com vencimento no dia 15 de cada mês — ou no próximo dia útil — a partir de março.
Os impostos da categoria ISS Empresa e ISS Estimativa poderão ser divididos em até 12 parcelas mensais. Já o ISS Autônomo e as Taxas Consolidadas, como coleta de lixo, Fiscalização Sanitária e Controle Ambiental, terão opção de pagamento em até quatro cotas. A Taxa de Fiscalização de Atividade Ambulante, Eventual, Feirante e Rudimentar (TFAF) poderá ser parcelada em até 12 vezes.






