Nova Iguaçu conseguiu reduzir em 81% a destruição de áreas verdes por incêndios nos oito primeiros meses de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 206 hectares atingidos, contra 1.133 hectares em 2024, segundo a Plataforma MAPBiomas.
O Maciço Gericinó-Mendanha concentrou a maior parte dos focos, mas unidades de conservação como o Parque Natural Municipal não foram afetadas. A redução é fruto de ações de prevenção e monitoramento realizadas pelas secretarias municipais e pela Brigada Florestal Voluntária.
A Prefeitura entregou novos kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os brigadistas, incluindo capacete, luvas, botas e óculos, reforçando a segurança das equipes que atuam no combate às chamas.
A Brigada Voluntária conta com 161 pessoas treinadas, que atuam na prevenção e controle de incêndios. Em setembro, os brigadistas conseguiram conter dois grandes focos, somando cerca de 80 hectares em mais de 24 horas de trabalho, mesmo diante de condições adversas.