Metade das obras de modernização da Serra das Araras, na Dutra, foi concluída em outubro, com previsão de término para 2027. O projeto substitui o trecho sinuoso de oito quilômetros entre Piraí e Paracambi, considerado um dos mais perigosos da rodovia, e inclui a construção de 24 viadutos com quatro faixas em cada sentido.
As novas pistas prometem reduzir o tempo de viagem de carros, ônibus e caminhões, além de aumentar a segurança. Atualmente, apenas duas faixas estão disponíveis e o traçado segue praticamente o original de 1928. O projeto também prevê acostamentos, passarelas para pedestres e áreas de escape para veículos com problemas nos freios.
Para a construção, morros estão sendo cortados, rochas implodidas e material reaproveitado para aterros. Operações especiais ocorrem para içamento de vigas e transporte de supercargas, permitindo que o tráfego continue mesmo durante a obra. Ao todo, 2,5 mil operários trabalham no projeto, dividido em dois turnos, para manter o cronograma.
Quando pronta, a pista de subida atual será desativada, e a pista de descida será usada pelos moradores locais. A velocidade máxima nas novas faixas será de 80 km/h, o dobro do limite atual, e o tráfego de veículos pesados, responsável por 30% do fluxo, terá mais segurança e fluidez.






