Um novo ciclone extratropical deve se formar no Sul do Brasil ao longo da sexta-feira (7), dando origem a uma frente fria que se deslocará em direção ao Sudeste e ao Centro-Oeste entre os dias 8 e 9 de novembro. De acordo com os meteorologistas, o sistema estará completamente organizado no fim da noite de sexta-feira, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na madrugada de sábado (8), o ciclone deve alcançar o litoral catarinense e, ao longo do dia, avançar pelo mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. No domingo (9), o fenômeno extratropical deve estar sobre o oceano, com centro entre o litoral do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, ainda provocando reflexos no tempo das regiões litorâneas.
A Defesa Civil alerta para ventos fortes, chuva intensa e risco de alagamentos durante o fim de semana. Entre sexta (7) e domingo (9), a presença de nuvens do tipo cumulonimbus deve provocar tempestades, rajadas de vento superiores a 100 km/h e possíveis quedas de granizo. Há risco também de micro e macroexplosões, além da formação de tornados isolados em áreas do Sul e Sudeste.
Os efeitos mais intensos devem ser sentidos nas áreas litorâneas e serranas, especialmente no Paraná, São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. Ventos podem danificar estruturas leves, causar queda de árvores e dificultar o tráfego em rodovias que cortam a Serra do Mar. As autoridades pedem atenção especial de motoristas, pescadores e moradores de regiões costeiras, já que embarcações de pequeno e médio porte também podem ser afetadas.






