O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (8) que subiu para cinco o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado do Rio de Janeiro. Dois pacientes estão em Cabo Frio, e há um caso em cada município de São Pedro da Aldeia, Cantagalo e Volta Redonda. A suspeita em Niterói foi descartada após análise laboratorial.
Os pacientes estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ). O metanol é um álcool industrial altamente tóxico quando ingerido, podendo causar danos ao fígado, medula, cérebro e nervos ópticos, além de insuficiência pulmonar e renal, cegueira, coma e morte.
A Secretaria Estadual de Saúde iniciou a compra de kits e da primeira remessa de etanol farmacêutico para tratamento, enviada pelo Ministério da Saúde. O antídoto acelera o início do atendimento a pacientes intoxicados. O ministério alerta para que qualquer pessoa com sintomas como visão turva ou desconforto gástrico após consumir bebidas alcoólicas procure imediatamente atendimento médico.
No Brasil, já são mais de 259 notificações de intoxicação por metanol, com 24 confirmações e cinco mortes em São Paulo. A SES reforça que a população deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e que todas as medidas de vigilância estão sendo adotadas.