Os ônibus da cidade do Rio de Janeiro voltarão a ter uma padronização visual unificada. A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) determinou que todos os coletivos adquiridos pelas empresas que vencerem a futura licitação do sistema deverão ter o amarelo como cor predominante.
A medida retoma, em parte, a ideia de padronização adotada em 2010, quando cada consórcio tinha uma cor específica. Esse modelo foi abandonado oito anos depois, permitindo que cada viação criasse sua própria identidade visual. Agora, a prefeitura aposta em um padrão único para facilitar a identificação dos ônibus pela população.
As empresas que já operam o sistema também poderão adotar o novo visual, desde que utilizem a padronização apenas em linhas cuja frota seja composta integralmente por veículos novos. Um dos primeiros exemplos é a Sancetur, que opera na Zona Oeste com o nome fantasia Sou Rio e adquiriu um lote de cem ônibus zero quilômetro já no novo padrão. Os veículos chegaram à garagem no fim de novembro e serão apresentados em evento da prefeitura em Campo Grande.
Além do amarelo predominante, os ônibus terão uma faixa colorida que identifica a área da cidade onde circulam. Coletivos de Bangu e Realengo terão faixa marrom; Barra da Tijuca, azul claro; Jacarepaguá, rosa; Anchieta, Grande Madureira e Grande Méier, verde; Pavuna e subúrbios da Leopoldina, azul escuro; Ilha do Governador, vermelho; e Grande Tijuca, Centro e Zona Sul, cinza.
Essas faixas também trarão ilustrações de pontos turísticos da cidade, como o Pão de Açúcar, os Arcos da Lapa, a Praça da Apoteose, a Igreja da Penha e o Shopping Bangu.
Segundo a SMTR, o novo visual se inspira na identidade adotada pelo BRT desde 2022, quando a Mobi-Rio assumiu a gestão do sistema. Atualmente, mais de 700 ônibus articulados amarelos circulam pelos corredores Transcarioca, Transoeste, Transolímpica e Transbrasil.
Especialistas em design destacam que a cor é um elemento fundamental de comunicação visual no transporte público. Para o designer gráfico Maurílio Soares, a cor é percebida antes mesmo do letreiro e ajuda o passageiro a identificar o ônibus à distância, embora alerte que o excesso de uma cor muito vibrante pode gerar cansaço visual.
A prefeitura afirma que a padronização busca melhorar a comunicação com os usuários, reforçar a identidade do transporte público e integrar visualmente os diferentes modais da cidade.






