Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Serra das Araras avança e obra deve ser entregue antes do previsto
Estado
Serra das Araras avança e obra deve ser entregue antes do previsto
Brasil avança 19 posições em ranking global de liberdade de imprensa
Brasil
Brasil avança 19 posições em ranking global de liberdade de imprensa
Nasa revela imagem da “árvore de Natal” cósmica
Mundo
Nasa revela imagem da “árvore de Natal” cósmica
Câmara aprova aluguel consignado e projeto segue para o Senado
Política
Câmara aprova aluguel consignado e projeto segue para o Senado
Carlos Bolsonaro vai renunciar e deixa Câmara do Rio nesta semana
Política
Carlos Bolsonaro vai renunciar e deixa Câmara do Rio nesta semana
Paes veta reajuste da Transolímpica e confronta concessionária ViaRio
Rio de Janeiro
Paes veta reajuste da Transolímpica e confronta concessionária ViaRio
Câmara pede ao MPF que assuma investigação das 122 mortes no Alemão e Penha
Política
Câmara pede ao MPF que assuma investigação das 122 mortes no Alemão e Penha

OpenAI lança navegador Atlas com integração ao ChatGPT para concorrer com Google

Browser, disponível inicialmente para macOS, permite que a IA auxilie na navegação e execute tarefas diretamente nas páginas web

Siga-nos no

Reprodução

A OpenAI lançou nesta terça-feira (21) seu novo navegador de busca, chamado Atlas, projetado para competir diretamente com o Google Chrome. O browser, inicialmente disponível apenas para macOS, integra o ChatGPT em uma barra lateral, permitindo que a IA analise páginas web e ofereça ajuda contextual sem precisar alternar entre abas.

Além disso, o Atlas permite que o assistente de IA controle a navegação, mova o cursor e realize ações práticas, como reservar voos, preencher formulários ou editar documentos. Essas funcionalidades são semelhantes às de navegadores concorrentes, como o Edge, da Microsoft, e o Comet, da start-up Perplexity, mas são implementadas com o ChatGPT como núcleo.

O ChatGPT Atlas aproveita o modelo de IA generativa mais utilizado do mundo, que possui 800 milhões de usuários semanais, segundo a OpenAI. A iniciativa aumenta a competição com o Google, que vem incorporando cada vez mais recursos de inteligência artificial em suas buscas e plataformas.

A expectativa sobre o impacto do Atlas foi evidenciada antes mesmo do anúncio oficial: a divulgação de um vídeo mostrando abas do navegador provocou uma queda de mais de 3% nas ações da Alphabet, empresa-mãe do Google, mostrando a atenção que a novidade despertou no mercado tecnológico.