Policiais civis e militares iniciaram, nesta sexta-feira (14/11), mais uma etapa da Operação Contenção, contra a expansão do Comando Vermelho por territórios do RJ. Desta vez, o foco são comunidades de São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
Pelo menos 5 pessoas foram presas. Entre elas, o vereador Marcos Aquino (Republicanos). Ele não era alvo da operação, mas foi preso em flagrante porque policiais encontraram no carro dele, com placa oficial da Câmara de Meriti, uma arma de fogo registrada no nome de outra pessoa e caixas de medicamentos de uso controlado.
Segundo agentes envolvidos na ação, Marcos Aquino apareceu espontaneamente no local enquanto as equipes cumpriam as medidas cautelares.
A operação mirava o irmão do parlamentar, um dos alvos de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Investigadores apontam que ele seria ligado ao núcleo do CV que atua nos bairros Bacia do Éden e Castelinho e em áreas vizinhas.
A ação desta sexta-feira é resultado de 11 meses de investigação da DRE-CAP, com apoio da Core e do Bope. No total, oito suspeitos foram presos, incluindo um homem responsável pelos geradores usados pela facção para abastecer pontos estratégicos.
Agentes foram para a Bacia do Éden, o Castelinho e regiões adjacentes. Participam das diligências agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operação Policiais Especiais (Bope), com apoio de outras unidades.
Além do cumprimento das medidas cautelares, a ação busca conter o avanço territorial da organização criminosa, prender integrantes já identificados, arrecadar novas provas, identificar patrimônios ilícitos para posterior bloqueio judicial, bem como apreender drogas, armamentos e remover barricadas e obstáculos que restringem o direito de ir e vir da população local.






