Equipes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon-RJ realizaram uma ação de combate à falsificação e ao contrabando de bebidas. Durante a 2ª fase da Operação Salus, foram descartados 20 litros de chope vencido e apreenderam sete garrafas de tequila com impurezas em bares e uma boate de Copacabana, na Zona Sul da capital.
A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). De acordo com o governo, as bebidas recolhidas serão submetidas a análise técnica junto aos fabricantes para confirmar a presença de adulterações e identificar eventuais responsáveis.
Além do chope e das tequilas, os fiscais também descartaram um litro de xarope de açúcar vencido, utilizado na preparação de drinques. O material estava armazenado de forma inadequada e fora do prazo de validade, o que representa risco direto à saúde dos consumidores.
Na última semana, o Governo do Estado firmou um protocolo de intenções com a Abrabe para a criação da Agenda Antipirataria de Bebidas do Rio de Janeiro, marco pioneiro no país.
Somente no último ano, mais de 300 litros de bebidas adulteradas, contrabandeadas ou sem procedência foram apreendidos em operações em Rio das Ostras, Niterói, Zona Sul da capital e Lapa.
O governo também lançou recentemente uma cartilha educativa com orientações para ajudar os consumidores a identificar bebidas falsificadas. O material está disponível nos sites da SEDCON, Procon-RJ e Abrabe, além de pontos de grande circulação, como rodoviárias e estações das barcas.