Uma operação do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, realizada desde a última segunda-feira (14/07), foi encerrada na manhã desta quarta-feira (16/07) na comunidade da Serrinha, em Madureira, Zona Norte do Rio de Janeiro. A ação teve como objetivo combater o tráfico de drogas e enfraquecer a atuação de grupos criminosos na região.
Durante os três dias de operação, cinco pessoas foram presas e dois suspeitos, apontados como integrantes do tráfico local, morreram em confronto com os policiais. Foram apreendidos dois fuzis, uma pistola, carregadores, munições, 10 granadas artesanais e grande quantidade de drogas. A PM também recuperou oito veículos com registro de roubo.
Equipes do Núcleo de Apoio Operacional Especializado (NAOE) retiraram nove toneladas de materiais usados como barricadas, que bloqueavam 23 pontos em sete vias da comunidade. Estruturas de concreto conhecidas como “seteiras”, utilizadas por criminosos para posicionamento de fuzis, foram demolidas. Segundo a PM, locais utilizados como esconderijo e apoio logístico pelo tráfico também foram desmobilizados.
Participaram da ação agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e da Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom).
Durante um protesto na região, criminosos atravessaram ônibus para bloquear vias, mas a situação foi controlada após intervenção da polícia. O policiamento segue reforçado na Serrinha e no entorno.