Policiais civis e militares iniciaram, na manhã desta quinta-feira (04/09), uma operação de emergência na Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para tentar prender chefes do Terceiro Comando Puro (TCP).
“A ação foi planejada a partir de informações de inteligência que davam conta de que 2 alvos da facção estariam na localidade”, explicou a Polícia Civil, em nota. Eles não tinham sido identificados até a última atualização desta reportagem. Duas pessoas haviam sido presas.
Traficantes reagiram a tiros, atearam fogo a lixo e tomaram veículos como barricadas. Até a última atualização desta reportagem, 6 ônibus e 2 caminhões tinham sido atravessados na rua a mando de criminosos.
Com o confronto, trens e ônibus suspenderam as operações (veja abaixo), e várias vias foram bloqueadas, como a Avenida de Santa Cruz e a Estrada do Taquaral.
Na Estação Senador Camará da Supervia, pessoas precisaram se jogar no piso dos vagões para tentar se proteger dos disparos. Alunos do GET Mario Fernandes Pinheiros também precisaram se abrigar das balas.
Participam da operação a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (Ssinte), a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Helicópteros e blindados dão apoio às equipes.
Impactos
Transportes
A Supervia informou que fechou as estações Augusto Vasconcelos, Santíssimo e Senador Camará. Trens operavam apenas entre Central do Brasil e Bangu e de Campo Grande a Santa Cruz.
O Rio Ônibus avisou que 6 linhas estão com itinerários desviados preventivamente.
731: Campo Grande-Marechal
737: Santíssimo-Cascadura
746: Jabour-Cascadura
803: Jabour-Taquara
926: Senador Camará-Penha
SV790: Campo Grande-Cascadura
Saúde
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 2 unidades de atenção primária precisaram suspender o funcionamento para segurança de pacientes e funcionários.
Outras 2 unidades mantêm o atendimento à população, mas tiveram de suspender as atividades externas, como as visitas domiciliares.
Unidades de urgência e emergência não interrompem o funcionamento.
Educação
A Secretaria Estadual de Educação informou que 2 colégios da rede precisaram ser fechados na região de Senador Camará.
Na rede da prefeitura, muitas escolas estavam em pleno horário letivo quando a operação começou. Nessas unidades, segundo a Secretaria Municipal de Educação, foi acionado o protocolo Acesso Mais Seguro, elaborado em parceria com a Cruz Vermelha Internacional, em que as turmas são mantidas em locais abrigados até que a situação se normalize.