A Polícia Civil, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), realiza uma operação contra disputas territoriais entre traficantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP) nas comunidades da Serrinha, Juramento, Campinho e Fubá, na Zona Norte, na manhã desta terça-feira (26/08). Segundo relatos de moradores, há intenso tiroteio na região desde as primeiras horas do dia. Até o momento, os agentes prenderam dois homens e apreenderam um fuzil e grande quantidade de drogas.
De acordo com as investigações, as localidades se tornaram palco de confrontos armados entre as facções. De um lado, criminosos como Wallace de Brito Trindade, o “Lacoste”, e William Yvens da Silva, o “Coelhão”, expandem sua influência a partir da Serrinha. Do outro, o CV, sob a liderança de Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, promove ataques no Morro do Juramento.
Segundo a Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), os grupos vêm promovendo um cenário de guerra urbana, marcado pelo uso de armamento pesado, granadas, munições traçantes e explosivos.
A ação, que também conta com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), faz parte da “Operação Contenção”, uma vez que os conflitos ocorrem por conta de uma busca do Comando Vermelho por expandir sua atuação na Zona Oeste, ocupando a área que liga as duas regiões, entre Campinho e a Praça Seca.
Devido a operação, a Secretaria Municipal de Educação informou que quatro escolas interromperam o funcionamento na Serrinha e outras duas no Morro do Juramento. Já nas regiões do Campinho e Morro do Fubá, as unidades atendem presencialmente. Além disso, o funcionamento de cinco unidades de saúde em Vila Kosmos, Tomás Coelho, Madureira e adjacências foram afetados.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, quatro clínicas suspenderam o início do atendimento e avaliam a possibilidade de abertura nas próximas horas. Apenas uma mantém as portas abertas, com as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, suspensas.