Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Gilberto Gil homenageia Preta no dia em que ela completaria 51 anos
Famosos
Gilberto Gil homenageia Preta no dia em que ela completaria 51 anos
Prefeito Teresópolis assume presidência estadual da União Brasileira de Apoio aos Municípios
Região Serrana
Prefeito Teresópolis assume presidência estadual da União Brasileira de Apoio aos Municípios
Câmara aprova atualização do Regimento Interno, em primeira votação
Política
Câmara aprova atualização do Regimento Interno, em primeira votação
Bacellar e Cláudio Castro enviam propostas parecidas sobre segurança para análise do legislativo
Estado
Bacellar e Cláudio Castro enviam propostas parecidas sobre segurança para análise do legislativo
Rio Innovation Week 2025 terá foco em IA, futuro do trabalho e ética digital
Rio de Janeiro
Rio Innovation Week 2025 terá foco em IA, futuro do trabalho e ética digital
Avião da Azul faz pouso de emergência por suspeita de bomba a bordo
Brasil
Avião da Azul faz pouso de emergência por suspeita de bomba a bordo
Onda de frio deve atingir ao menos 9 estados
Destaque
Onda de frio deve atingir ao menos 9 estados

Os Garotin, Ana Carolina e Raça Negra encerram Festival de Inverno em Guapimirim

Trio de São Gonçalo faz parte da trilha sonora de ‘Vale Tudo’ se apresenta na sexta, de graça

Siga-nos no

O público vai curtir grandes shows de graça com artistas que vão entregar tudo no palco da Praça Paulo A 7ª edição do Festival de Inverno de Guapimirim, que homenageia o legado artístico e humano de Mauro Motta, chega ao seu último fim de semana com uma programação intensa e gratuita. De sexta a domingo, a cidade da Serra Verde Imperial recebe atrações de destaque nacional como Os Garotin, Ana Carolina e Raça Negra, em palcos espalhados por diferentes bairros e com estrutura preparada para receber todos os públicos — inclusive com sala sensorial para pessoas atípicas que possam apresentar desconforto com barulho ou aglomeração.

Morador de Guapimirim desde 1977, Mauro Motta foi um dos mobilizadores da emancipação do município e assinou mais de 500 músicas e muitas canções inéditas. No Grammy fez história dois anos consecutivos com o álbum ‘Pra Sempre’, de Roberto Carlos, dedicado à memória de Maria Rita. Como compositor deixou muitos sucessos: Fim de Tarde (Fat Family e Cláudia Telles), Escancarando de Vez (Elymar Santos), Eu e Ela (Roberto Carlos), Doce, Doce Amor (Jerry Adriani), o tema do gato Garfield, e ainda sucessos infantis com Mara Maravilha, Trem da Alegria e a Turma do Balão Mágico, conquistando disco de ouro com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Ele também fez parte do grupo Renato e Seus Blue Caps.

“Desde nossa primeira conversa sobre esta edição já era certo que seria o Mauro. Infelizmente ele nos deixou em abril, mas a família nos reforçou que era o momento de celebrar a vida e todo o legado desse grande artista. Todo mundo já ouviu alguma música dele — e se acha que não ouviu, quando ouvir vai cantar junto”, afirma a prefeita de Guapimirim, Marina Rocha.

Nesta sexta (1º), a Praça Paulo Terra, no Centro, recebe o trio Os Garotin, às 22h. Misturando black music, R&B, samba, soul e funk, o grupo apresenta o hit “Nossa Resenha” — com participação de Caetano Veloso — que integra a trilha da novela Vale Tudo. A noite tem abertura da cantora Julyah, às 20h.

No sábado (2), o show mais esperado da programação fica por conta de Ana Carolina, que traz ao palco a turnê 25 Anos de Carreira, às 22h, com os maiores sucessos de sua trajetória em 13 álbuns e 8 DVDs. A Banda Venntura abre a noite, às 20h.
O encerramento no domingo (3) promete emocionar o público com o Raça Negra, às 21h, também na Praça Paulo Terra. O grupo traz para Guapimirim a turnê dos seus 40 anos de carreira, com um repertório que atravessa gerações e conquista todas as idades.

As atividades, no entanto, começam cedo. Na sexta, a Caravana Cultural anima o Campo do Orindi com recreação infantil, pintura facial, teatro e dança. No sábado e domingo, a Praça Jardim da Cotia recebe feira de artesanato, sarau, contação de histórias e apresentações musicais como Bruna Santos canta Elis e Alexandre Barros. Já na Feira do Produtor Rural, a música começa às 11h com DJs e grupos regionais como Quinteto Serrano.

“Estamos muito honrados porque era uma coisa que meu pai queria muito em vida. Ele amava esta cidade e ficaria emocionado ao ver seu legado reconhecido por todos”, conta Roberto Sacilotti, um dos filhos do homenageado.
Para o secretário de Turismo, Mário Seixas, a escolha de Mauro Motta como eixo temático do festival foi natural:
“Estamos celebrando a música brasileira e homenageando um artista que deixou uma marca profunda na nossa cultura. Ele foi protagonista de várias gerações musicais e sua história tem raízes aqui em Guapi.”

Festival é gratuito e conta com espaços adaptados para garantir acessibilidade

Nesta edição, o festival oferece uma das maiores estruturas de acessibilidade de sua trajetória, com intérpretes de Libras atuando em tempo integral na programação teatral, circense e nos shows, área PCD (destinada às pessoas com deficiência), e sala sensorial com equipe multiprofissional.

Segundo a equipe de intérpretes que atua no festival, 14 profissionais de Libras estão atendendo o evento, com o revezamento necessário, nos palcos e espaços culturais do município, incluindo a Arena Multicultural do Bananal, Parque Silvestre, Vale das Pedrinhas, Vila Olímpia, Cotia e a Praça Paulo Terra, no Centro, onde acontecem os shows. Pela primeira vez em Guapimirim, o festival conta também com a presença de intérpretes de Libras surdos — uma conquista que amplia o alcance da comunicação e valoriza a representatividade da própria comunidade surda.

“A grande estreia da técnica de espelhamento, que permite aos intérpretes surdos traduzirem a mensagem com mais naturalidade ao público surdo, acontece nos três últimos dias do festival. Isso marca um novo tempo de oportunidades e reconhecimento da Libras como linguagem viva e diversa”, destaca a nota técnica da equipe de intérpretes.
Além disso, a Prefeitura preparou uma estrutura especial de acolhimento para pessoas neurodivergentes. A Praça Paulo Terra oferece uma sala sensorial, com ambiente adaptado e equipe treinada para atender pessoas no espectro autista ou com outras sensibilidades que possam desregular com barulho e aglomeração. O palco também conta com área PCD sinalizada, garantindo visibilidade, conforto e segurança.

PROGRAMAÇÃO

Sexta – 01 de agosto
Campo do Orindi

14h – Caravana Cultural: recreação infantil, pintura facial, teatro infantil e dança​
Praça Paulo Terra – R. Prof. Rocha Faria, Centro

19h – DJ
20h – Julya
22h – Os Garotin

Sábado – 02 de agosto
Praça Jardim da Cotia – R. Marta Alcântara Fares, 400 – Vila Constancia

13h – Feira de Artesanato
15h – Sarau
16h – Bruna Santos canta Elis

​Praça Paulo Terra – Centro

19h – DJ
20h – Banda Venntura
22h – Ana Carolina

Domingo – 03 de agosto
Feira do Produtor Rural, R. Marcionílio Ignácio – Parada Modelo

11h – DJ
12h – Quinteto Serrano

Praça Jardim da Cotia – R. Marta Alcântara Fares, 400 – Vila Constancia

13h – Feira de Artesanato
15h – Contação de História: A menina Aili e seu tambor falante
16h – Alexandre Barros

Praça Paulo Terra – Centro

19h – DJ
20h – Eternizar
21h – Raça Negra