Durante participação no Programa Show Raphael de França, na manhã desta quarta-feira, ao vivo, na Rádio Manchete, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que já está definido qual será a primeira ação da nova Força Municipal. Pelo planejamento da prefeitura, a intenção é que os primeiros agentes ocupem ruas do Centro da Cidade já no início do próximo ano.
O objetivo é ajudar a organizar a região, e intensificar a sensação de segurança. O modelo de atuação será inspirado ao semelhante realizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde estudo identifica manchas criminais e atua naquele espaço.
Paes reforçou que o papel da o grupo armado da Força Municipal de Segurança não é combater o crime organizado. O prefeito lembrou que a Segurança Pública, pela Constituição Federal, é de competência do Governo do Estado e o trabalho da Força Municipal será complementar.
O treinamento dos guardas municipais armados será feito em convênio com a Polícia Rodoviária Federal.
Os transportes também foram destaque da entrevista. Paes destacou a criação do BRT Metropolitano, que vai integrar os ônibus vindos da Baixada Fluminense ao modal de transporte de alta capacidade.
No mês passado foram iniciadas as obras do Terminal Margaridas, que fica na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Brasil, na altura de Irajá.