O prefeito Eduardo Paes (PSD) decidiu retirar um imóvel histórico do Centro do Rio da lista de bens declarados de utilidade pública. O prédio fica na Rua da Carioca, número 81, e havia sido desapropriado em 1968. A mudança consta em decreto publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (12).
O imóvel faz parte de um conjunto de edificações históricas da Rua da Carioca que foram incluídas como de utilidade pública ainda na época do extinto Estado da Guanabara. Com a nova decisão, a desapropriação do sobrado foi oficialmente desfeita. O decreto, no entanto, não informa os motivos que levaram à retirada do imóvel da lista.
Atualmente, a parte inferior do prédio abriga um estacionamento privativo. A decisão ocorre em um momento em que a Rua da Carioca passa por um processo de revitalização promovido pela prefeitura ao longo de 2025.
Conhecida informalmente como “Rua da Cerveja”, a via recebeu obras no segundo semestre para a implantação do primeiro polo cervejeiro da cidade. O projeto envolve investimentos de cerca de R$ 2,9 milhões, com a instalação de bares e cervejarias artesanais. A expectativa do município é de que o local se consolide como novo ponto turístico do Centro nos próximos meses.






