Palmeiras e São Paulo se manifestaram contra a postura do Flamengo em relação ao repasse financeiro aos clubes da Libra. Conforme os times, no último sábado (27), a atitude do Rubro-Negro prejudicará os demais clubes que participam da entidade.
A saber, o time da Gávea questionou o modelo de medição de audiência adotado pela Libra. Sendo assim, o Flamengo buscou meios jurídicos para bloquear a parcela de R$ 77 milhões relacionada ao contrato entre a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a TV Globo, que a responsável pelas transmissões dos jogos.
O pedido foi acatado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que concedeu liminar favorável ao Flamengo.
O Palmeiras definiu a atitude do Rubro-Negro como “prepotente e dolosa”. Para o clube palestrino, o Flamengo prejudicou os demais times que integram a Libra.
“Ao obstruir de forma contraditória e indevida o fluxo desses recursos, a estratégia do clube carioca se revela predatória e torpe, pois busca asfixiar financeiramente as demais instituições que constituem o bloco, algumas delas em situação de dificuldade, a fim de subjugá-las e extrair ainda mais benefícios individuais”, explicou o Verdão.
Vale ressaltar também que o Verdão citou o coletivo como um meio viável de sucesso para os clubes brasileiros. A saber, Palmeiras e Flamengo se classificaram às semifinais da Copa Libertadores da América.
“Confiamos que a Justiça do Rio de Janeiro logo perceberá as reais intenções por trás das ações do Flamengo – inclusive concluindo que os prejudicados pela liminar foram, na verdade, os demais clubes da Libra – e restabelecerá a legalidade do acordo vigente entre o grupo e a TV Globo, de modo a preservar o espírito de cooperação que deve nortear o esporte”, concluiu.
São Paulo também se manifestou
O São Paulo também emitiu nota criticando a postura do Flamengo. O bloqueio ocasionado pelo Rubro-Negro pode causar um impacto de até R$ 230 milhões nos próximos meses.
Em seu comunicado, o São Paulo exaltou as conquistas do Flamengo, mas criticou a atual gestão.
“A atual gestão do Flamengo parece não compreender que é responsável pelos contratos herdados. Até porque a enorme história do Clube carioca foi construída ao longo dos anos, e não pelos atuais mandatários”, iniciou.
“A atitude do Flamengo não é condizente ao seu passado grandioso e tem como intenção atrapalhar financeiramente o futebol brasileiro, sendo que os clubes necessitam desta verba para o custeio”, completou.
Por fim, a Libra também se posicionou sobre a conduta do gigante carioca. Conforme a entidade, o objetivo é estar ao lado dos clubes e dos torcedores.
“A Libra sempre se dedicou a atender aos interesses dos associados, incluindo questionamentos do Flamengo em relação ao modelo vigente. Mesmo se tratando de um tema debatido exaustivamente no passado, o assunto voltou à pauta e foi submetido à vontade democrática de todos os membros, que votaram pela manutenção do formato atual. A instituição não poupará esforços para defender na justiça a legitimidade das decisões coletivas e o cumprimento dos contratos”, explicou a Liga do Futebol Brasileiro.