A cidade de Paracambi acaba de ganhar uma unidade do Canteiro Escola Firjan Senai, voltada à qualificação profissional gratuita. A estrutura foi inaugurada nesta segunda-feira (22), na Vila Industrial, e vai oferecer cursos voltados à expansão da Serra das Araras, trecho da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em processo de duplicação.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Paracambi, a CCR RioSP, a EGTC Infra e a Firjan Senai. A primeira turma, já em atividade, é formada exclusivamente por mulheres, em um curso de Construção Civil, demonstrando o compromisso do projeto com a inclusão e a equidade de gênero no setor.
O objetivo do Canteiro Escola é formar profissionais qualificados para atuarem nas obras da Serra das Araras, uma das principais intervenções de infraestrutura rodoviária do país, com previsão de entrega em cinco anos.
Para a Firjan, a duplicação trará impactos positivos diretos na logística e competitividade da indústria no Sul Fluminense e no eixo Rio–São Paulo.
“A obra vai reduzir custos logísticos e impulsionar a competitividade do estado”, afirmou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
O prefeito de Paracambi, André Ceciliano, também destacou o papel do projeto na geração de oportunidades:
“A obra já movimenta nossa economia. Agora, queremos mostrar que as mulheres também têm espaço nesse setor.”
A duplicação da Serra das Araras abrange trechos nos municípios de Paracambi, Barra do Piraí e regiões do entorno, e promete transformar a infraestrutura e a empregabilidade na região.