A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta segunda-feira (20), a primeira morte por intoxicação por metanol no estado. A vítima é um homem de 55 anos, de Foz do Iguaçu, que deu entrada em uma UPA após ingerir bebida alcoólica no dia anterior. Exames laboratoriais confirmaram a presença da substância no organismo.
Com o caso, o número de mortes no Brasil chegou a 11 — sendo oito em São Paulo e duas em Pernambuco. As autoridades de saúde também investigam outro óbito em Foz do Iguaçu, de um homem de 47 anos, que pode estar relacionado ao mesmo tipo de intoxicação.
O metanol é altamente tóxico e pode causar sintomas semelhantes aos de uma ressaca, como dor de cabeça, tontura e náuseas, evoluindo para perda de visão e coma. Os sinais aparecem entre seis e 72 horas após a ingestão.
A Secretaria de Saúde alerta que as bebidas devem ser compradas apenas em locais confiáveis. É importante verificar o lacre da garrafa, a presença do selo do IPI e o registro do Ministério da Agricultura, além de desconfiar de preços muito baixos.






