Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil revela que 43% da população adulta brasileira está inadimplente, o que equivale a quase 70 milhões de CPFs negativados. O levantamento mostra um cenário preocupante de reincidência, já que 80% dos endividados já haviam aparecido em listas de inadimplência antes.
O estudo também aponta que o tempo médio para contrair uma nova dívida após regularizar o nome é de apenas 2,5 meses. Esse comportamento, segundo especialistas, revela o impacto do crédito caro e da baixa educação financeira da população.
Para o educador financeiro Fernando Lamounier, sócio-diretor da Multimarcas Consórcio, a estratégia das parcelas pequenas pode ser enganosa:
“Os brasileiros estão se deixando seduzir por parcelas baixas, sem perceber o custo total do crédito. Isso transforma a renda em refém dos juros”, afirmou.
De acordo com dados do Banco Central, divulgados nesta segunda-feira (29), 48,6% das famílias brasileiras estão endividadas, com parcelas a vencer. A taxa média de juros nas novas contratações de crédito alcançou 31,8% em agosto, enquanto o Índice de Custo de Crédito (ICC) chegou a 23,4%, alta de 1,7 ponto percentual em 12 meses.