Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
30ª Parada LGBT+ ocupa a Paulista com festa e clamor político
Brasil
30ª Parada LGBT+ ocupa a Paulista com festa e clamor político
Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute
Destaque
Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute
Novo Imposto vai encarecer álcool, cigarro e apostas a partir de 2027
Brasil
Novo Imposto vai encarecer álcool, cigarro e apostas a partir de 2027
Prefeitura do Rio anuncia revitalização no Monte das Oliveiras, em Campo Grande
Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio anuncia revitalização no Monte das Oliveiras, em Campo Grande
Corte na Seleção: Wesley está fora da Copa do Mundo de 2026
Esportes
Corte na Seleção: Wesley está fora da Copa do Mundo de 2026
Julio Mamute completa os 10K na Maratona do Rio e emociona a Web
Rio de Janeiro
Julio Mamute completa os 10K na Maratona do Rio e emociona a Web
Prefeitura entrega 40 novos ônibus e quatro linhas voltam a operar em Vila Isabel
Rio de Janeiro
Prefeitura entrega 40 novos ônibus e quatro linhas voltam a operar em Vila Isabel
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Petrobrás planeja lançamento de unidade de captura de carbono para 2027 em Macaé

Siga-nos no

Foto: Reprodução

A Petrobrás está traçando planos para a implementação de um projeto piloto de captura e estocagem de carbono no subsolo, com previsão de lançamento em 2027. A cidade de Macaé foi escolhida como local para a instalação dessa unidade, que tem o objetivo de desenvolver tecnologias de redução de emissões de gases de efeito estufa. A expectativa é que o projeto esteja plenamente operacional para atender ao mercado a partir de 2033.

O investimento necessário para essa iniciativa será contemplado no próximo plano estratégico da Petrobrás, demonstrando o comprometimento da empresa em buscar soluções sustentáveis e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas. A implementação desse projeto piloto representa um importante avanço na busca por alternativas de energia mais limpa e na redução dos impactos ambientais causados pela indústria.

Essa atividade, conhecida como captura e armazenamento de carbono (CCUS, na sigla em inglês), ainda não é regulamentada no Brasil. A tecnologia tem sido implementada recentemente nos Estados Unidos e na Europa com o objetivo de “enterrar” o dióxido de carbono emitido durante a produção industrial.

A Petrobrás ainda não divulgou o valor estimado do investimento, mas a construção da planta de captura e estocagem de carbono será incluída no planejamento estratégico da empresa para o período de 2024 a 2028, que será lançado no final deste ano. Segundo Mauricio Tolmasquim, diretor de transição energética da Petrobras, os custos relacionados à construção do projeto piloto e ao início da operação comercial ainda estão sendo avaliados.

A proposta da Petrobrás é realizar a captura e armazenamento de carbono em poços inativos ou camadas subterrâneas onde não há mais combustível fóssil. Essa tecnologia permitirá que os gases, provenientes da produção de petróleo ou de outras atividades industriais, sejam capturados para ajudar as empresas a alcançarem suas metas de descarbonização. Dessa forma, o dióxido de carbono será “enterrado” de forma segura e eficiente, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. A companhia mantém no radar outras regiões para poder estocar carbono, como Bahia, Espírito Santo e Cubatão (SP).