A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio (MPRJ) deflagraram, nesta quinta-feira (2), mais uma fase da Operação Asfixia, que investiga a expansão do Comando Vermelho (CV) na Região Serrana. O foco principal da ação é Petrópolis, cidade onde a facção vinha ampliando sua atuação a partir do Complexo da Maré, na Zona Norte da capital.
Até o momento, 12 pessoas foram presas, entre elas um policial militar da ativa e um assessor especial da Prefeitura de Petrópolis. A operação é conduzida pela 106ª DP (Itaipava), pela Core e por promotores do Gaeco/MPRJ.
Desde a madrugada, moradores da Maré relataram intensos tiroteios durante a entrada de equipes no Parque União, onde parte dos investigados se escondia. A ação contou com apoio de blindados e helicópteros, e houve confronto armado.
A Justiça expediu 18 mandados de prisão e determinou o bloqueio de R$ 700 mil em bens ligados ao grupo. No total, 56 pessoas foram identificadas como integrantes do esquema criminoso. De acordo com as investigações, o chefe do CV na Região Serrana e seu braço direito eram responsáveis pela logística do tráfico de drogas para Petrópolis, coordenada a partir da Maré.