A arbitragem para o jogo do Flamengo com o Estudiantes, que acontece na próxima quinta-feira, 25, já está definida. A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) selecionou o chileno Piero Maza para ser o responsável pela partida.
Após polêmicas com o colombiano Andres Rojas na primeira partida, a responsabilidade de Piero Maza aumenta para o segundo jogo. Aliás, o árbitro chileno esteve envolvido em polêmica nesta edição da Copa Libertadores da América.
Na fase de oitavas de final do torneio continental, Piero Maza apitou o jogo do Estudiantes com o Cerro Porteño, do Paraguai. Na ocasião, o árbitro chileno marcou um pênalti inexistente sobre Guido Carrillo. O atacante do Estudiantes se jogou na área durante uma disputa de bola e o pênalti foi assinalado.
O lance acabou decisivo, já que o Estudiantes classificou contra o Cerro Porteño justamente por conta dessa penalidade. Agora Piero Maza estará novamente envolvido em jogo do Estudiantes. Desta vez, na partida de quartas de final, diante do Flamengo.
O jogo é cercado de polêmicas devido à arbitragem bastante contestável de Andres Rojas na primeira partida, disputada no Maracanã. O lance mais polêmico no jogo de ida aconteceu com a expulsão de Gonzalo Plata, que sofreu uma falta, mas recebeu o segundo cartão amarelo.
A Conmebol revisou o lance e reconheceu o erro de Andres Rojas. Desse modo, a expulsão de Plata acabou anulada e o atleta está livre para o jogo da volta. Por fim, até este momento o Flamengo ainda não se pronunciou sobre a escolha da Conmebol em relação ao árbitro que beneficiou o Estudiantes em jogo das oitavas da Copa Libertadores da América.
*Reportagem: Ricardo Oliveira/ Agência RTI Esporte