Um policial militar do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi baleado na tarde desta quarta-feira (13) na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. Na operação, iniciada pela manhã para conter o avanço do Comando Vermelho, quarto homens apontados como integrantes da facção foram mortos. Também durante a ação, oito homens foram presos, três menores foram apreendidos e armamentos como 4 fuzis, 3 pistolas e um revólver foram apreendidos.
A Operação Contenção busca forçar o recuo da facção criminosa e retomar o controle da área.
O agente do Bope participava de um cerco em uma área de mata para onde fugiram bandidos. O policial foi ferido no braço e não corre risco de morrer.
Após as mortes na operação, houve protestos e a tentativa de tomar como barricadas a mando dos criminosos na Av. Edgar Werneck, que cruza a Cidade de Deus.
Os criminosos também usaram pneus em chamas como barricada para tentar conter a ação policial.
No início da tarde, a Linha Amarela e a Avenida Ayrton Senna foram fechadas momentaneamente pela polícia. Nove linhas precisaram desviar o itinerário.
Pelo menos sete pessoas teriam sido presas — duas com mandados de prisão em aberto e uma foragida da Bahia. Entre os presos, estavam dois seguranças do traficante Ygor Freitas de Andrade, o Matuê.
Um dos presos é um homem baleado e levado sob custódia para o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Segundo a polícia, ele é apontado como ladrão de cargas e teria participado do roubo de uma procuradora de Justiça.
Entre os detidos, está também uma mulher flagrada filmando a movimentação policial e enviando os vídeos para traficantes. Três menores foram apreendidos. Além disso, outros dois suspeitos morreram em confronto com a polícia.