Policiais civis e militares realizam, nesta quarta-feira (13/08), uma operação contra a expansão territorial da facção criminosa Comando Vermelho, na Zona Oeste. A ação ocorre na Gardênia Azul, área anteriormente dominada por uma milícia, que vem sendo alvo de disputas territoriais com ofensivas cada vez mais violentas por parte de traficantes do CV.
Pelo menos dois suspeitos foram mortos, outros três presos e um foi ferido e levado para o hospital. Os agentes também apreenderam dois fuzis, uma pistola, um revólver, munições e granadas, além de um caderno de anotações do tráfico.
Ainda pela manhã, bandidos incendiaram barricadas na comunidade vizinha, a Cidade de Deus, para impedir a passagem dos agentes pela região. Em outro ponto, pneus foram queimados na Avenida Ayrton Senna, no sentido Linha Amarela, na altura da Gardênia. No local, uma faixa precisou ser interditada por cerca de meia hora, sendo liberada por volta das 7h. O clima ainda é de tensão na localidade.
Além de conter a expansão da facção, a operação tem como objetivo forçar o recuo do grupo criminoso, liberar o território e cumprir mandados de prisão. Para isso, foram reunidas informações de inteligência da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos setores de inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP) e da 22ª DP (Penha).
Duas unidades de saúde que atendem a região suspenderam o início do funcionamento. A Secretaria Municipal de Educação informou que, na Cidade de Deus, 11 escolas interromperam as aulas. Na Gardênia Azul, outras seis unidades foram impactadas.
A ação integra a Operação Contenção, uma ofensiva estratégica para impedir e combater o avanço territorial do Comando Vermelho na Zona Oeste do Rio. O principal objetivo é desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da organização criminosa, além de prender traficantes que atuam na região.