O final de semana foi de violência na região do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio, com intensos tiroteios. Uma criança ficou ferida de raspão, neste domingo, quando estava na varanda do apartamento onde mora, a cerca de cinco quilômetros de distância da comunidade. Moradores contam que residências foram atingidas por disparos feitos durante uma guerra entre facções rivais que disputam territórios.
Nesta segunda-feira, a Polícia Militar deflagrou uma operação não só no Juramento como também em outras em três comunidades envolvidas nos conflitos: Juramentinho, do 18 e da Saçu. Os objetivos dos policiais são reprimir o crime organizado e prender os envolvidos nas disputas territoriais.
Por causa da ação, seis escolas da rede municipal de ensino suspenderam as aulas nesta segunda.
Participam da operação equipes do 3º BPM (Méier), do 9º BPM (Rocha Miranda) e do 41º BPM (Irajá), com apoio do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) e do Comando de Operações Especiais (COE).
Quatro mortos
De acordo com investigações da Polícia Civil do Rio, os traficantes do Morro do Juramento são ligados ao Comando Vermelho. Eles estão envolvidos numa guerra com bandidos do Terceiro Comando Puro (TCP). No último sábado, quatro suspeitos morreram na Avenida Pastor Martin Luther King Jr. em confronto com policiais do 41º BPM.
De acordo com dados dos setores do batalhão, os quatro integravam o tráfico de drogas do Complexo da Penha, cuja quadrilha tem ligação direta com os confrontos nas comunidades do Juramento e do Juramentinho.