A Polícia Militar reforçou a segurança na orla de Copacabana, na Zona Sul da capital, com 33 viaturas com reconhecimento facial e leitura automática de placas de veículos. Os carros pertencem ao 19º BPM (Copacabana) e já haviam sido usados no esquema especial de segurança do Réveillon.
Cada viatura conta com duas câmeras. Uma delas transmite imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro do Rio, enquanto a outra permite que os próprios policiais a bordo acompanhem as informações durante o patrulhamento.
O sistema é capaz de identificar foragidos da Justiça e veículos com registro de roubo ou furto. Quando um alerta é emitido, os agentes realizam a abordagem no local e fazem a checagem dos dados. Em caso de confirmação, o suspeito é encaminhado à delegacia.
Tecnologia em outras regiões
Segundo a Polícia Militar, as câmeras funcionam de forma contínua enquanto as viaturas circulam pela região, escaneando rostos e placas e cruzando as informações com os bancos de dados da corporação. A tecnologia já foi responsável pela prisão de um foragido durante o Réveillon.
A corporação informou ainda que o sistema será utilizado de forma permanente na orla de Copacabana e que outras 300 viaturas com a mesma tecnologia serão distribuídas pela Região Metropolitana nos próximos meses.






