Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Castro nomeia aliado da tropa de choque da Alerj como subsecretário de Transportes
Política
Castro nomeia aliado da tropa de choque da Alerj como subsecretário de Transportes
Contas de Luz vão ficar mais caras em agosto
Brasil
Contas de Luz vão ficar mais caras em agosto
Justiça aceita denúncia e Bruno Henrique vira réu por fraude esportiva
Sem categoria
Justiça aceita denúncia e Bruno Henrique vira réu por fraude esportiva
Rio tem novos postos extras de vacinação contra gripe e sarampo
Rio de Janeiro
Rio tem novos postos extras de vacinação contra gripe e sarampo
Forte chuva atinge diversas regiões no estado do RJ
Destaque
Forte chuva atinge diversas regiões no estado do RJ
Intel perde valor e é superada por rivais históricos
Tecnologia
Intel perde valor e é superada por rivais históricos
Botafogo tenta contratar atacante iraniano da Inter
Botafogo
Botafogo tenta contratar atacante iraniano da Inter

PNAD revela que internet é usada para consumir rádio

Siga-nos no

Foto: Rádio Manchete

O rádio continua se reinventando e se adaptando a novos formatos. Com o consumo crescente de streaming, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos revela que a internet vem sendo usada para consumir rádio.

Segundo a PNAD de 2022, a Região Sul é o local onde se tem mais rádios nos domicílios, com 64,8%. O Sudeste vem logo depois, com 58%. O alto número mostra que o rádio já se espalhou para além do receptor tradicional. O veículo de maior credibilidade do país se espalha fora das residências numa velocidade avassaladora, mesmo com a maior parcela da audiência estar concentrada nas casas. Porém, a soma de smartphones, caixas de som inteligentes, dispositivos portáteis, automóveis e outros equipamentos aumentam a penetração do rádio.

De acordo com o levantamento do IBGE, a finalidade de acesso à internet de 82,4% dos brasileiros está ligada a música, rádio ou podcasts. O percentual aumenta quando se trata de estudantes: 89% dizem que usam a grande rede de computadores para ouvir rádio.

Uma mudança fica mais evidente quando vemos os números da Kantar IBOPE. O processo de modernização do rádio em seus formatos e conteúdos é reconhecido por 76% dos ouvintes. Já 38% dos entrevistados afirmam que ouvir rádio online enriqueceu sua experiência, um aumento de 30% em 2022.