A Polícia Civil do Rio de Janeiro alertou, nesta sexta-feira (24), sobre golpes aplicados por criminosos que se aproveitam da Operação Rastreio. Os bandidos têm enviado mensagens dizendo que celulares roubados ou furtados foram recuperados, incluindo links falsos que roubam dados pessoais ao serem acessados pelas vítimas.
A corporação orienta que os cidadãos verifiquem se o número remetente da mensagem corresponde aos divulgados nos canais oficiais e evitem clicar em links suspeitos. Caso haja dúvidas, é recomendado confirmar diretamente com a delegacia ou pelo site da Polícia Civil para não ter informações comprometidas.
A segunda fase da Operação Rastreio começou em 20 de outubro, com notificações enviadas a 4,2 mil usuários de celulares irregulares, dando 72 horas para a devolução dos aparelhos e evitando responsabilização criminal. Durante o “Dia D” da ação, 271 pessoas foram presas e mais de 4,1 mil celulares apreendidos em fiscalização a mil estabelecimentos, com oito comércios interditados.
Desde maio, quando a operação foi criada, mais de 690 pessoas foram presas e 10 mil celulares recuperados, resultando em redução de 12% nos furtos e 8% nos roubos. O aplicativo Celular Seguro RJ, lançado em julho, ajuda na checagem e registro do IMEI, permitindo bloqueio rápido de dispositivos perdidos ou roubados, sendo gratuito nas lojas virtuais.






