Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro resultou na apreensão de um grande carregamento de armas que tinha como destino o Complexo do Alemão, na Zona Norte da capital. A ação foi realizada na última terça-feira (11) e terminou com a prisão em flagrante de uma mulher. Segundo a corporação, o armamento havia saído de São Paulo e seria entregue a integrantes do Comando Vermelho (CV).
A operação integra a “Operação Contenção”, que tem como objetivo conter a expansão territorial da facção no estado. Há uma semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também havia prendido dois homens com armas, munições e material tático em um ônibus interestadual.
De acordo com a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), a ação contou com apoio da Operação Foco e da 17ª DP (São Cristóvão). O trabalho conjunto de investigação levantou informações sobre as rotas de envio de armamentos ao Rio, monitoradas a partir do bairro do Brás, em São Paulo.
O veículo foi interceptado no Posto Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, no Sul Fluminense. Durante a revista, os policiais encontraram três caixas de papelão com seis almofadas no bagageiro do ônibus. O peso excessivo chamou a atenção da equipe, que descobriu o arsenal escondido dentro do enchimento das almofadas.
No total, foram apreendidas 30 pistolas semiautomáticas de diferentes calibres e 63 carregadores. Segundo a polícia, a forma de transporte revela uma sofisticação logística e o alto poder ofensivo das quadrilhas envolvidas com o tráfico de armas e drogas no Rio.
A mulher presa teria sido contratada por uma intermediária para levar o material até o Rio, onde um motorista de aplicativo recolheria as caixas e as entregaria no Complexo do Alemão. A investigação segue para identificar os demais envolvidos no esquema.
Na semana anterior, a PRF já havia prendido dois homens em um ônibus fretado na BR-116, em Teresópolis, durante a Operação Atena. Com eles, foram apreendidos um revólver calibre .357, 267 munições, 12 carregadores e acessórios camuflados — como coturnos, coletes e balaclavas. Um dos presos tinha mandado de prisão por homicídio.
A Operação Contenção reforça o enfrentamento às rotas de armamento do Comando Vermelho, que, segundo dados da Polícia Militar, mantém domínio consolidado em 77 das 92 cidades do estado.






