Urnas de recolhimento de dinheiro foram encontradas pela polícia na Muzema, Zona Oeste do Rio, durante uma megaoperação realizada nesta sexta-feira (10). Segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, as caixas serviam para o depósito dos valores destinados ao Comando Vermelho e foram criadas para evitar prisões durante as cobranças presenciais.
A operação, que envolveu as polícias Civil e Militar, aconteceu em 15 comunidades do Grande Rio. Sete suspeitos foram mortos em confrontos e 19 pessoas acabaram presas. Entre os locais com maior resistência estavam o Morro do Juramento, na Zona Norte, e o Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias.
De acordo com o subsecretário de Planejamento Operacional, Carlos Oliveira, os bloqueios financeiros da facção já somam cerca de R$ 6 bilhões. A ação faz parte da Operação Contenção, que busca enfraquecer o poder econômico e territorial do Comando Vermelho.
A ofensiva também teve reflexos nos serviços públicos: uma clínica da família em Rio das Pedras manteve apenas o atendimento interno e escolas em Duque de Caxias suspenderam as aulas. Desde abril, 98 criminosos foram presos e dez morreram em confrontos, segundo a Polícia Civil.