A Polícia Civil do Rio irá devolver, na próxima terça-feira (18/11), 1,6 mil celulares roubados ou furtados, que foram recuperados pela corporação. Os donos legítimos estão sendo contatados por ligação ou mensagens via WhatsApp, convocados a comparecer aos pontos de entrega. Essa restituição ocorre em todo o estado.
Essa iniciativa faz parte da Operação Rastreio, ação que combate toda a cadeia criminosa envolvida em roubos, furtos e receptação de aparelhos telefônicos. Desde maio, quando iniciada, a Rastreio já recuperou 10 mil celulares, dos quais 2,8 mil já chegaram às mãos dos proprietários. Mais de 700 criminosos já foram presos no âmbito da operação.
Esta será a maior entrega de celulares recuperados pela polícia na História do Rio. A maior, até então, era uma realizada em julho, quando 1,4 mil telefones foram devolvidos, ocasião em que um auditório na Cidade da Polícia ficou lotado.
Neste ano, entre janeiro e setembro, foram registrados 19.780 roubos de aparelhos celulares no estado, número 26% maior que os 15,7 mil do mesmo período do ano passado. A quantidade de furtos de celulares também cresceu: nos nove primeiros meses de 2025, foram 34.456 casos no estado, 22% a mais que os 28,1 mil registrados de janeiro a setembro do ano passado.






