Nesta quarta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Polícia Militar apreendeu dez fuzis durante ações de repressão ao crime organizado na Região Metropolitana do Rio.
Equipes do Comando de Operações Especiais (COE) e do 9º BPM (Rocha Miranda) realizaram uma operação nas Comunidades da Primavera e Serrinha, em Cavalcanti e Madureira. Quatro fuzis foram apreendidos na Serrinha, dois na Primavera e um na região conhecida como Dendezinho, também em Cavalcanti. Quatro suspeitos foram atingidos em confronto e foram socorridos ao Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes. Dois deles não resistiram. Outros dois suspeitos também foram presos e foram apreendidos ainda uma pistola e material entorpecente.
O Batalhão de Ações com Cães (BAC) também participou da operação e apreendeu aproximadamente 13 quilos de drogas durante buscas na comunidade da Serrinha. A ocorrência foi apresentada na 29ª DP.
Cerca de quatro toneladas de materiais usados como barricadas foram retiradas das vias da Serrinha e Primavera.
Paralelamente, no Complexo do Chapadão, em Costa Barros, policiais do 41º BPM (Irajá) detiveram três suspeitos e apreenderam um fuzil e duas granadas. A ocorrência foi encaminhada à 31ª DP.
Já na Comunidade da Ficap, em Jardim América, policiais militares também do 41º BPM (Irajá) prenderam um suspeito e apreenderam um fuzil, um rádio comunicador e entorpecentes. A ocorrência foi registrada na 27ª DP.
Em outra frente, durante patrulhamento na comunidade da Kelson’s, na Penha, equipes do 16º BPM (Olaria) apreenderam um fuzil e detiveram um suspeito. A ocorrência foi apresentada na 22ª DP.
As ações desta quarta-feira reforçam o compromisso da Polícia Militar com o enfrentamento ao crime organizado em todo o estado. De janeiro até hoje, 561 fuzis foram retirados das ruas por policiais militares. No ano passado, 638 fuzis de guerra foram apreendidos.
No combate às obstruções viárias, até 15 de outubro, 4.165 toneladas de barricadas foram removidas de mais de 3.525 pontos em todo o estado. No acumulado de 2024, a corporação desmobilizou mais de 6.900 pontos com barricadas, totalizando a retirada de mais de 7.700 toneladas de materiais diversos.