A Polícia Civil do RJ prendeu 8 pessoas neste sábado (20/09) pela morte do vascaíno Rodrigo José da Silva Santana, de 36 anos, baleado em uma briga de torcidas na noite do último dia 11, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Na ocasião, outro torcedor foi atingido no pé.
Um dos presos pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) é Tiago de Souza Câmara Melo, o Boinha, presidente da Torcida Jovem do Flamengo. Outros 7 foram presos, mas ainda não identificação.
No dia do crime, Vasco e Botafogo se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Brasil, mas a Polícia Civil recebeu informações de que Rodrigo foi morto horas antes durante uma emboscada da Torcida Jovem do Flamengo contra a Força Jovem do Vasco, que tinha o hábito de se reunir em Oswaldo Cruz, nas proximidades da estação de trem.
Segundo a DHC, o crime teve motivação “fútil, abjeta e primitiva”, com os bandidos organizados para atacar outros torcedores. Eles não estavam com roupas do Flamengo, a fim de evitar a identificação.
Na ocasião, Rodrigo e outros torcedores foram surpreendidos pelos criminosos, que atacaram com fogos de artifício. Testemunhas relataram ainda terem ouvido pelo menos 4 disparos de arma de fogo — um acertou Rodrigo na cabeça.
Rodrigo não ia ao jogo entre Vasco e Botafogo pela Copa do Brasil, contam seus amigos. Ele teria ido a Oswaldo Cruz — que fica a cerca de 7 km do Estádio Nilton Santos — apenas para reencontrar antigos companheiros em um churrasco.
O cruzmaltino tinha planos de se mudar para Portugal, onde abriria uma barbearia. Ele deixa 4 filhos, incluindo um bebê de 3 meses.