A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apreendeu 25 objetos irregulares durante o cortejo do Monobloco, realizado neste domingo (22/2), na região central da capital. As apreensões ocorreram nos pontos de bloqueio e revista instalados nos principais acessos ao circuito do bloco.
Durante as abordagens preventivas, foram recolhidos 23 materiais perfurocortantes, e dois simulacros de armas de fogo, itens que poderiam ser utilizados para práticas criminosas em meio aos foliões.
Além dos objetos apreendidos, três suspeitos foram conduzidos a delegacias da região. Entre eles, um homem que agrediu duas turistas, uma canadense e outra neozelandesa.
As ações integram o planejamento estratégico de segurança para o Carnaval, com foco na prevenção de delitos oportunistas. A instalação de barreiras de revista tem se mostrado uma medida eficaz para impedir a entrada de objetos ilícitos e ampliar a proteção ao público.
A Corporação também contou com o apoio de tecnologia de ponta. O sistema de reconhecimento facial, utilizado por meio de drones e câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, operaram de forma integrada e eficiente. Neste ano, pela primeira vez, a Secretaria de Estado de Polícia Militar também empregou uma nova ferramenta tecnológica: mais de 380 viaturas equipadas com câmeras de reconhecimento facial e sistemas de leitura de placas de veículos.
Para assegurar a dispersão tranquila dos milhares de foliões, a Corporação manteve policiamento reforçado no entorno da Cinelândia, com atenção especial aos acessos ao MetrôRio, às estações do VLT e aos principais pontos de ônibus da região.
O esquema contou com policiamento ostensivo, equipes realizando revistas, monitoramento tecnológico e atuação integrada das unidades operacionais, garantindo pronta resposta a qualquer situação suspeita e a manutenção da ordem pública ao longo de todo o evento.
“O resultado dessas ações demonstra a eficiência do nosso planejamento. Atuamos com policiamento ostensivo qualificado, uso de tecnologia e equipes posicionadas estrategicamente nos acessos e na dispersão do público. O objetivo é claro: preservar vidas, proteger o cidadão e assegurar que o Carnaval seja uma festa de alegria e segurança para todos”, destacou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
Já nas proximidades do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, durante a noite de sábado (21/2) e a madrugada deste domingo (22/2), cinco pessoas foram conduzidas à delegacia. Entre os conduzidos, estão um adolescente e um homem com mandado de prisão em aberto. Os policiais militares também recuperaram uma motocicleta com registro de roubo.






