Pesquisa da Neogrid indica que, após alta nos preços, o valor médio dos ovos caiu de R$ 13,70 em abril para R$ 11,81 em agosto de 2025. A redução fez com que o consumidor aumentasse suas compras, mantendo tíquete médio elevado de R$ 340,20 por cesta, com cerca de 44,9 itens.
O estudo mostra que a presença do ovo no carrinho está associada a um consumo mais amplo: 41,2% dos compradores também adquirem biscoitos, 37,2% pão, 32,4% leite UHT, além de frango, refrigerantes, óleo e arroz. A categoria segue aquecida, apesar de uma pequena alta na ruptura de estoque, que chegou a 23% em agosto.
Segundo Anna Carolina Fercher, líder de Dados Estratégicos na Neogrid, a relevância do ovo se deve à versatilidade, valor nutricional e preço competitivo, sendo essencial na composição das refeições e no planejamento financeiro das famílias.
A análise reforça que, com o recuo do preço, o consumidor se sente estimulado a comprar mais, consolidando o ovo como um dos produtos mais importantes no varejo alimentar brasileiro.






