O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), deverá renunciar ao cargo para lançar sua pré-candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante reunião com o secretariado municipal.
Com a saída de Canella, a vice-prefeito Mariana Malta assumirá o comando da prefeitura a partir do dia 5 de abril. Segundo o atual prefeito, a transição será tranquila. “Ela é do mesmo partido e me acompanha desde os tempos de Assembleia Legislativa. Nada vai mudar na cidade. Esse é um movimento para fortalecer Belford Roxo e dar voz à Baixada Fluminense no Senado”, afirmou Canella para aliados.
A estratégia de Canella está inserida em uma ampla aliança de direita no Rio de Janeiro. Com o senador Flávio Bolsonaro fora da disputa pela reeleição — visando concorrer à Presidência da República com o apoio de Jair Bolsonaro — a vaga na chapa majoritária ficou aberta para o União Brasil.
Canella deve concorrer ao lado do governador Cláudio Castro (PL). Em 2026, os eleitores terão dois votos para o Senado.
Uma reunião após o Carnaval entre as lideranças da direita estadual deve oficializar o nome do prefeito na disputa.
A força do grupo político de Canella é expressiva. A federação formada por União Brasil e Progressistas (PP) conta hoje com 15 deputados estaduais. Para 2026, os planos são ambiciosos: o grupo terá cerca de R$ 100 milhões de fundo eleitoral com o objetivo de se tornar a maior bancada tanto na Câmara Federal quanto na ALERJ.
O prefeito é aliado próximo de Antonio Rueda, dirigente nacional do União Brasil, que deve vir como candidato a deputado federal pelo Rio.






