Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
PF prende caminhoneiro com quase 1 tonelada de maconha e um fuzil na Dutra
Estado
PF prende caminhoneiro com quase 1 tonelada de maconha e um fuzil na Dutra
Bolsonaro será julgado por racismo na justiça federal
Brasil
Bolsonaro será julgado por racismo na justiça federal
Falta de luz atinge diversos bairros do Rio
Destaque
Falta de luz atinge diversos bairros do Rio
Fluminense tenta reduzir dívidas para tornar SAF atrativa; entenda
Fluminense
Fluminense tenta reduzir dívidas para tornar SAF atrativa; entenda
Thiago Silva joga? Veja escalação do Flu para pegar Lanús
Fluminense
Thiago Silva joga? Veja escalação do Flu para pegar Lanús
MP denuncia Hytalo Santos e marido por exploração sexual de menores
Geral
MP denuncia Hytalo Santos e marido por exploração sexual de menores
Juventude: Thiago Carpini e Alan Ruschel destacam entrega em derrota para o Flamengo
Esportes
Juventude: Thiago Carpini e Alan Ruschel destacam entrega em derrota para o Flamengo

Prefeitura anuncia Reviver Zona Norte com início pela revitalização de Bonsucesso

O bairro reúne as premissas que o projeto pretende atacar: déficit habitacional, carência de áreas verdes e esvaziamento econômico

Siga-nos no

Reprodução

A Prefeitura do Rio apresentou o projeto Boulevard Bonsucesso, inspirado em experiências internacionais, que prevê mais de 14 mil unidades habitacionais, áreas verdes, integração de transportes e incentivos para atrair investimentos privados.

O prefeito Eduardo Paes disse ter escolhido o bairro para iniciar o que chamou de Reviver Zona Norte — projeto voltado a enfrentar déficit habitacional, falta de áreas verdes e esvaziamento econômico : “Bonsucesso reúne todas as premissas que o projeto quer atacar”, disse Paes.

Segundo ele, os estudos técnicos estão na reta final para elaboração do projeto executivo e licitação. A iniciativa, inspirada no Reviver Centro, pretende recuperar áreas degradadas, reurbanizar vias como a Avenida Paris, criar polos tecnológicos populares e ampliar a arborização no corredor Transcarioca.

“O sucesso do Reviver Centro, já expandido para São Cristóvão, nos permitiu agora realizar o Reviver Zona Norte, onde o cenário é outro: os imóveis já existem, há cultura habitacional e social consolidada, e infraestrutura. A prefeitura vai recuperar toda a área degradada, privilegiar áreas verdes e promover o desenvolvimento com iniciativas como: programa de arborização nos bairros; reurbanização da Avenida Paris; criação de polos tecnológicos populares nos Complexos da Maré, Alemão e Bonsucesso; reurbanização ao longo do ramal ferroviário; e regularização urbanística e fundiária”, explicou o prefeito..

As novas unidades abrigarão cerca de 40 mil moradores. Para estimular habitação social ao longo da Avenida Brasil, a prefeitura planeja ampliar potencial construtivo e gabarito, isentar contrapartidas financeiras e usar desapropriações por hasta pública (leilão) para transformar imóveis abandonados ou irregulares em moradias, comércio ou áreas verdes e de lazer

O prefeito Eduardo Paes afirmou que dará prioridade à iniciativa privada. Para tornar a região mais atraente, o município quer, além da revitalização, fomentar geração de empregos locais em comércio, serviços e hotelaria, com incentivos fiscais e parcerias público-privadas.

Dados do IBGE apontam perda de 19% da população na região, mais de 7 mil pessoas entre 2010 e 2022,por descaso público e violência.  Paes disse que pretende estender o projeto de Bonsucesso a toda a Região da Leopoldina:

O plano da prefeitura prevê ruas mais amigáveis ao pedestre, praças no lugar de vias, áreas de lazer conectando o bairro e ciclovias ligando cultura, transportes, lazer, serviços e moradias, além de empreendimentos de uso misto (residencial e comercial). Também inclui a reurbanização do ramal ferroviário e de trechos como a Avenida Paris — eixo de integração entre teleférico, estação e BRT Transbrasil — e polos tecnológicos populares no bairro e nos complexos da Maré e do Alemão.

Para reduzir ilhas de calor, o plano prevê novas áreas verdes, mais arborização em calçadas estreitas e um programa de plantio no corredor Transcarioca do BRT. A requalificação do centro do bairro ao longo do corredor de transportes e da estação de trem usará infraestrutura verde, acessibilidade universal e enterrará a rede aérea. Diagnóstico da prefeitura mostra que a falta de áreas verdes eleva a temperatura local de três a cinco graus em relação às áreas mais arborizadas.

O projeto propõe aproveitamento das avenidas, pistas de caminhada, praças, clubes e equipamentos, inspirado no Parque Lineal del Gran Canal (Cidade do México), nos Corredores Verdes (Medellín) e no Parque Pavuna, no Rio.