A Prefeitura de Japeri teve uma importante conquista para a saúde pública do município. Seis propostas no Novo PAC Saúde 2025, programa do Governo Federal que visa ampliar o acesso e qualificar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país, foram aprovadas para o município. A seleção foi publicada no Diário Oficial da União na última semana, e contempla o município com equipamentos e estruturas essenciais para o fortalecimento da rede de atenção à saúde.
Entre os projetos aprovados estão: uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma Unidade Odontológica Móvel (UOM), a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), a criação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), além de kits de equipamentos para UBS e a estruturação de serviços de Teleconsulta.
Os novos investimentos chegam para cobrir vazios sanitários em regiões estratégicas, ampliar a cobertura de atendimento nas áreas de urgência, saúde mental e saúde bucal, além de modernizar a infraestrutura para atendimentos remotos.
“A chegada desses equipamentos e unidades é um passo essencial para garantir um atendimento mais humanizado, acessível e contínuo à população”, destacou a secretária Municipal de Projetos Especiais e Captação de Recursos, Andréia Brito.
A nova UBS, já equipada, será construída no bairro Marajoara, uma região com menor cobertura assistencial. A estrutura ajudará a desafogar as unidades dos bairros Marabá e Guandu, além de reduzir a distância percorrida por usuários em busca de atendimento. O novo CAPS reforçará os cuidados em saúde mental, oferecendo suporte humanizado e contínuo a pessoas com transtornos graves.
Outro destaque é a aquisição da Unidade Odontológica Móvel, que permitirá a ampliação do atendimento bucal em localidades mais distantes ou de difícil acesso, por meio de um veículo adaptado para oferecer serviços completos. Já os kits de equipamentos para Teleconsulta irão estruturar os pontos de Telessaúde nas UBSs, permitindo atendimentos remotos com mais eficiência, por meio da estratégia SUS Digital.
Com a aprovação de 100% das propostas inscritas, Japeri reafirma sua capacidade técnica de planejamento e articulação junto às políticas públicas federais. A chegada desses equipamentos e estruturas reforça o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à saúde preventiva, mental, de socorro rápido e com a manutenção do sorriso do povo japeriense, garantindo assim, mais qualidade de vida para a população.