Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
30ª Parada LGBT+ ocupa a Paulista com festa e clamor político
Brasil
30ª Parada LGBT+ ocupa a Paulista com festa e clamor político
Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute
Destaque
Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute
Novo Imposto vai encarecer álcool, cigarro e apostas a partir de 2027
Brasil
Novo Imposto vai encarecer álcool, cigarro e apostas a partir de 2027
Prefeitura do Rio anuncia revitalização no Monte das Oliveiras, em Campo Grande
Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio anuncia revitalização no Monte das Oliveiras, em Campo Grande
Corte na Seleção: Wesley está fora da Copa do Mundo de 2026
Esportes
Corte na Seleção: Wesley está fora da Copa do Mundo de 2026
Julio Mamute completa os 10K na Maratona do Rio e emociona a Web
Rio de Janeiro
Julio Mamute completa os 10K na Maratona do Rio e emociona a Web
Prefeitura entrega 40 novos ônibus e quatro linhas voltam a operar em Vila Isabel
Rio de Janeiro
Prefeitura entrega 40 novos ônibus e quatro linhas voltam a operar em Vila Isabel
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Prefeitura de Teresópolis anuncia início de transbordo do lixo do aterro do Fischer

Siga-nos no

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, anunciou que vão começar neste sábado (15), os serviços de transbordo dos resíduos sólidos do aterro do Fischer.

Segundo a prefeitura, “o lixo será levado para um aterro sanitário licenciado de Belford Roxo, localizado a 74 km de distância de Teresópolis”.

Os trabalhos irão começar às 11h e o serviço será prestado pela empresa Eco Rio Soluções Ambientais Ltda, contratada por meio de dispensa de licitação, conforme explicou o governo municipal.

De acordo com as informações publicadas no Diário Oficial, serão recolhidas 4.290 toneladas de lixo e o valor pago mensalmente pelo trabalho será de R$ 772.025,68.

Esse trabalho será prestado por seis meses, totalizando a quantia de R$ 4.632.154,08.

Problemas antigos

No último mês um incêndio atingiu o lixão e causou diversos transtornos para os moradores da cidade como escolas fechadas, problemas de saúde por causa da inalação de fumaça e a baixa visibilidade nas estradas.

O local já não tem mais condições de receber os resíduos do município. O lixão está ilegal perante a legislação nacional, com grave impacto para o meio ambiente e representa um risco à saúde pública, já que muitos catadores ainda dependem do local para sobreviver.

No final de 2022, a prefeitura informou que cinco empresas foram cadastradas para apresentar seus projetos para a construção de uma usina de geração energética para fazer o tratamento dos resíduos da construção civil e do material de poda do aterro na cidade e que a licitação seria realizada neste ano.

No fim do mês passado, o Executivo enviou uma nota à reportagem explicando como está o andamento dessa licitação.

Na ocasião, o município afirmou que dois procedimentos estavam sendo estudados para resolver a questão do aterro sanitário em Teresópolis – um deles é, em parte, o serviço anunciado do transbordo nesta sexta, 14:

O primeiro consiste na suspensão do despejo de lixo no local, com o transbordo dos detritos para um aterro sanitário licenciado, pelo período de dois anos, para tanto, a prefeitura busca um acordo com a Justiça e o governo do estado para que o transbordo seja realizado. Isso ocorre porque o município não tem condições de arcar, com recursos próprios. Um ‘Procedimento de Manifestação de Interesse’, para a remediação do aterro sanitário e que atualmente o procedimento está em fase de elaboração do termo de referência e em seguida será feita a licitação. A expectativa é que, após licitada, a usina inicie seus trabalhos num prazo entre 18 e 24 meses, encerrando definitivamente as atividades no aterro sanitário.”

A nota afirma ainda que a próxima audiência está prevista para o dia 20 de julho, quando a Justiça deverá decidir as responsabilidades de ambas as partes.