No Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) amplia a oferta do contraceptivo Implanon para mulheres cariocas, com cerca de 5 mil unidades disponíveis neste sábado (18) em clínicas da família e centros municipais de saúde, das 8h às 17h. O Implanon, implantado sob a pele do braço, libera o hormônio etonogestrel por até três anos, prevenindo gravidez não planejada com taxa de falha inferior a 0,05%.
Além do Implanon, a rede municipal oferece pílula, DIU, preservativos, laqueadura e vasectomia, com orientação profissional para cada caso. Desde 2024, já foram aplicados 6.556 dispositivos na cidade.
O sábado também marca o dia D de mobilização do Outubro Rosa e da campanha de multivacinação, com mais de 500 pontos em praças, escolas, shoppings e unidades de saúde. As ações incluem consultas, exames preventivos, coleta de preventivo, teste rápido de ISTs, inserção de DIU e Implanon, mamografias e PrEP.
A SMS ampliou ainda a vacinação contra a covid-19 para gestantes e pessoas com comorbidades, disponível em todas as 240 salas de vacinação do município, e a vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 40 anos, aproveitando 10 mil doses prestes a vencer.