Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Governo do Rio inaugura Centro de Radioterapia no Instituto Estadual do Cérebr
Rio de Janeiro
Governo do Rio inaugura Centro de Radioterapia no Instituto Estadual do Cérebr
Metrô do Rio terá reforço especial no funcionamento durante jogo da Seleção
Rio de Janeiro
Metrô do Rio terá reforço especial no funcionamento durante jogo da Seleção
Carteira de Identidade Nacional passa a valer como documento de entrada em países do Mercosul
Brasil
Carteira de Identidade Nacional passa a valer como documento de entrada em países do Mercosul
Justiça do Rio nega pedido de revogação de prisão preventiva do cantor Oruam
Rio de Janeiro
Justiça do Rio nega pedido de revogação de prisão preventiva do cantor Oruam
EUA atacam alvos no Estreito de Ormuz após acusação de violação de cessar-fogo pelo Irã
Mundo
EUA atacam alvos no Estreito de Ormuz após acusação de violação de cessar-fogo pelo Irã
Morre mulher que ficou presa em caminhonete que caiu no mar no Rio
Rio de Janeiro
Morre mulher que ficou presa em caminhonete que caiu no mar no Rio
CET-Rio monta operação de trânsito no Leblon e em Ipanema para corrida neste domingo
Rio de Janeiro
CET-Rio monta operação de trânsito no Leblon e em Ipanema para corrida neste domingo
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Prefeitura do Rio cobra aumento de repasses estaduais e presta contas da Saúde à Câmara

Secretário Daniel Soranz destacou execução de 77% do orçamento e criticou valor recorde de baixa nas transferências do governo estadual

Siga-nos no

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou nesta terça-feira (4) o balanço orçamentário do segundo quadrimestre de 2025 à Câmara do Rio. O secretário Daniel Soranz informou que a pasta executou 77% do orçamento previsto, com R$ 3,53 bilhões empenhados e R$ 3,13 bilhões pagos até agosto, de um total de R$ 4,05 bilhões disponíveis.

Durante a audiência da Comissão de Finanças, Soranz destacou o aumento dos aportes federais, mas voltou a cobrar o governo estadual por causa da queda nas transferências. Segundo ele, o Fundo Estadual de Saúde repassou apenas R$ 20 milhões ao município no período, valor considerado o mais baixo já registrado.

A prefeitura já havia feito críticas semelhantes na semana anterior, durante o debate sobre o orçamento de 2026. Na ocasião, Soranz afirmou que a gestão deve manter ações judiciais para garantir que o Estado repasse os valores devidos à Saúde municipal.

O secretário também reconheceu uma queda no número de procedimentos realizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg), que passou de mais de 1 milhão em 2024 para 917 mil entre maio e agosto de 2025. O dado chamou a atenção dos vereadores da base governista.

A presidente da Comissão de Finanças, Rosa Fernandes (PSD), cobrou mais transparência nos gastos dos hospitais municipalizados e pediu a volta dos auxílios de transporte e refeição para os membros dos conselhos distritais de saúde.