Um acordo entre a Prefeitura do Rio e a Lamsa, junto ao Supremo Tribunal Federal, diminuirá o valor do pedágio na Linha Amarela para R$ 3,80. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (12/06) pela prefeitura, mas ainda não tem data para começar a valer. Segundo o órgão, a redução poderá ser ainda maior nos períodos em que houver aumento significativo do número de veículos que trafegam na via.
Segundo a prefeitura, essa nova tarifa do pedágio, que é 5% menor que a atual de R$ 4, é suficiente para garantir a viabilidade de operação da via e de toda sua manutenção. A data para implementação, no entanto, depende da homologação do acordo pelo ministro Luis Roberto Barroso, presidente do STF.
Em nota, a prefeitura afirmou que o consenso entre as instituições é “resultado de uma série de audiências de conciliação” e dá fim a “todas as ações judiciais existentes no município do Rio sobre a concessão da via”.
Também por meio de comunicado, a Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.), que administra a Lamsa, informou que o acordo mantém a “vigência da concessão até o dia 31 de dezembro de 2037” e que “serão encerradas todas as ações judiciais movidas pelas partes desde 2016”.