A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta quarta-feira (24/12), o novo setor de pediatria do Hospital Municipal Souza Aguiar, localizado no Centro da cidade. A reforma ampliou em 40% a capacidade de atendimento pediátrico e modernizou completamente a estrutura destinada a crianças e adolescentes de zero a 17 anos.
O espaço passou a contar com 59 leitos, além de novos aparelhos de ar-condicionado, mobiliário renovado, equipamentos atualizados e sistema de câmeras de vigilância, garantindo mais conforto e segurança para pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
Durante a inauguração, o prefeito Eduardo Paes destacou que, apesar de algumas crianças precisarem permanecer internadas durante o Natal, a nova pediatria oferece um ambiente mais acolhedor, com atendimento humanizado e tratamento médico de qualidade, sempre com a presença de familiares.
Na nova configuração, o setor dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dez boxes, sendo um de isolamento; nove enfermarias com 36 leitos e dois espaços de isolamento; além de uma Sala Amarela com dez leitos e uma área isolada. O local também ganhou um novo Espaço Infantojuvenil, cinco postos de enfermagem, sala de estar para profissionais e acompanhantes, plantão médico e de enfermagem, sala de procedimentos, sala de reunião e banheiros.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, afirmou que a unidade é a principal pediatria de emergência da cidade e passou por uma renovação completa. Segundo ele, o hospital agora conta com um novo CTI pediátrico, enfermarias reestruturadas e serviço de cirurgia pediátrica em pleno funcionamento, colocando a rede municipal em um novo patamar de atendimento.
Ação de Natal
A inauguração do novo setor foi acompanhada de uma ação especial de Natal para as crianças internadas, com distribuição de presentes. Anualmente, a Secretaria Municipal de Saúde promove atividades natalinas nas unidades da rede, incluindo visita do Papai Noel e apresentações musicais.
Moradora do bairro Rio Comprido, a trabalhadora autônoma Thamires Muller Mota, de 23 anos, levou a filha Lívia Guimarães Muller, de 4 anos, para atendimento na pediatria no dia 17 de dezembro. Diagnosticada com púrpura, uma condição autoimune que afeta as plaquetas do sangue, a criança segue em recuperação. Thamires elogiou o atendimento e destacou que o novo espaço contribui para a melhora e o bem-estar das crianças internadas.






