O Rio vai emendar o feriado da Consciência Negra com o fim de semana. A Prefeitura e o Governo do Estado decretaram ponto facultativo na sexta-feira, dia 21, prolongando o descanso de quinta a domingo, o último feriadão antes do Natal.
No âmbito municipal, o decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (11/11) e estabelece ponto facultativo nas repartições públicas do Rio, com exceção dos serviços essenciais, como emergências da rede municipal de saúde. A decisão foi assinada pelo prefeito em exercício, Luiz Antônio Guaraná, presidente do Tribunal de Contas do Município, que ocupa interinamente o cargo devido às viagens do prefeito Eduardo Paes, do vice Eduardo Cavaliere e do presidente da Câmara, Carlo Caiado.
O Governo do Estado também seguiu o mesmo caminho. O governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo no dia 21.
A medida não se aplica aos serviços considerados essenciais, como unidades de saúde, segurança pública, transporte e limpeza urbana, que seguirão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.
Com o ponto facultativo, repartições administrativas e escolas estaduais e municipais não terão expediente na sexta-feira, retornando às atividades na segunda-feira (24).
As medidas seguem o costume de emendar o feriado de 20 de novembro, data que celebra o Dia da Consciência Negra, reconhecida como feriado nacional.






