A Prefeitura do Rio marcou para a próxima sexta-feira, 6 de fevereiro, a primeira licitação para renovar e reorganizar as linhas municipais de ônibus em Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste. O processo é o primeiro passo para substituir os consórcios que operam hoje nessas áreas.
A sessão estava prevista inicialmente para acontecer no ano passado, mas acabou adiada. Primeiro, foi remarcada para 30 de janeiro e, depois, empurrada novamente para 6 de fevereiro. Segundo a Prefeitura do Rio, a mudança ocorreu por necessidade de ajustes no edital, de acordo com a Secretaria Municipal de Transportes.
A administração municipal afirma que a primeira fase deve começar a operar já em abril, com investimentos estimados em R$ 577 milhões. A frota atual, de cerca de 200 coletivos que atendem os dois bairros, seria substituída por 528 veículos.
Pelas regras previstas, as novas concessionárias ficarão responsáveis pela compra e manutenção dos ônibus e também pela instalação de sistemas de monitoramento em tempo real, com foco em fiscalização e acompanhamento da operação.
A expectativa, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, é que o projeto de reorganização e renovação seja concluído em todas as áreas da cidade até agosto de 2028.






