O prefeito do Rio afirma que nenhum passageiro vai deixar de embarcar nos ônibus municipais, caso seja comprovado que houve um problema técnico no sistema do Jaé. A declaração foi dada nesta segunda-feira (4/08), primeiro dia útil de uso exclusivo do novo sistema de bilhetagem no transporte da cidade.
Ainda segundo Eduardo Paes, algumas adaptações foram feitas em relação à operação do último sábado (2/08), quando o Jaé começou a valer no município e confusões foram registradas nos terminais.
Os principais problemas enfrentados nesta segunda-feira pelos passageiros envolvem as recargas dos cartões. Em alguns casos, o saldo aparece no aplicativo, mas não no validador de embarque.
Diante da situação, o prefeito Eduardo Paes explica que agentes da Prefeitura estão espalhados por estações e terminais de transporte para solucionar problemas e garantir que todos consigam embarcar.
Até o momento, segundo a Prefeitura, 75% dos embarques já foram feitos com o Jaé.
Idosos que ainda não se cadastraram no sistema podem acessar os transportes públicos apresentando um documento com foto.
Desde as 5h no Centro de Operações Rio (COR), o prefeito Eduardo Paes afirmou, que sistema está funcionando bem de maneira geral, mas alertou que “problemas pontuais” podem ocorrer.
“Nesse sistema novo, a prefeitura passa a ter controle sobre ele. A operação está indo bem, temos 76% das viagens rodando com o Jaé. São mais de 3 milhões de viagens por dia. Mas existem problemas pontuais”, disse Paes.